Portal Você Online

Um dos mortos em megaoperação policial no Rio comandou chacina em Manaus

O amazonense Roque De Castro Pinto Junior, de 29 anos, conhecido como “Ponga”, foi um dos mortos durante uma megaoperação na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro, realizada desde as primeiras horas da madrugada desta terça-feira pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a Polícia Militar, dez suspeitos morreram e três pessoas ficaram feridas, entre elas um policial civil, 13 fuzis, quatro pistolas, granadas e grande quantidade de drogas foram apreendidas.

Ainda de acordo com a, o objetivo da operação foi localizar e prender lideranças da facção criminosa Comando Vermelho de outros estados do país como Alagoas, Bahia, Pará e Amazonas que se escondiam no local, como um dos líderes da facção Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, conhecido como “Mano Kaio”.

Mano Kaio estava scondido. Ele já havia passado por São Gonçalo e chegou a se exibir em redes sociais, mostrando sua localização no município.

Envolvidos na chacina em 2018

Quem é “Ponga”

Roque de Castro já foi preso no ano de 2018 na capital amazonense por suspeita de envolvimento no triplo homicídio em um campo de futebol, no bairro Compensa, zona Centro- Oeste de Manaus. Ele e mais seis homens foram presos.

No dia do crime, três carros pararam no campo e os ocupantes atiraram contra as vítimas. O crime chocou a população, pois a guerra entre facções interrompe a rotina das famílias.

As vítimas fatais foram Ueliton de Oliveira Mota, de 29 anos, Thiago Amaral Albuquerque, 30, e Thiago Queiroz de Medeiros, 31. Ficaram feridos Mônica Regina da Silva, 36, baleada na mão, Girlan Siqueira, de 28 anos e Edson Lucas dos Santos, 17.

“Ponga” também era procurado pela polícia do Amazonas por envolvimento no triplo homicídio no município de Presidente Figueiredo, distante 126 quilômetros de Manaus, ocorrido no dia 28 de maio de 2018.

O ataque vitimou Alexandre Campos Lemos, o “Ala”, 37, Eduardo Maquiné Pereira, 48, e Keyssio Diones Maquiné Pereira, de 39 anos.

Sobre a operação

Mano Kaio é apontado como um dos chefes do tráfico em Manaus. De acordo com as investigações da Polícia Civil do Amazonas, ele é responsável por ordenar ataques em Manaus.

“O objetivo ainda está mantido de buscar criminosos de outros estados que estão buscando abrigo aqui com essa facção criminosa, que opera na Vila Cruzeiro, no Jacarezinho, na Mangueira, na Providência e no Chapadão. Eles estão hospedando criminosos de outros lugares, entre eles, criminosos do Pará, que determinaram a morte de mais de 13 agentes públicos somente este ano”, disse o coronel Ivan Blaz, porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Um helicóptero blindado da PM deu apoio aos agentes em terra. Os agentes apreenderam 13 fuzis, quatro pistolas, granadas e grande quantidade de drogas, ainda não contabilizada.

Na localidade conhecida como Vacaria, 20 motocicletas e dez carros usados por criminosos em fuga foram apreendidos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *