Portal Você Online

Urubus são vendidos como galinha caipira nas ruas de Manaus

Aves estariam sendo vendidas como galinhas em Manaus. Foto: Reprodução

Os amazonenses estão comprando “gato por lebre”, ou melhor, urubu por galinha caipira. A denúncia é do site de notícias O Abutre, que publicou a reclamação de um leitor e fotos postadas em redes sociais mostrando as aves sendo depenadas e vendidas nos bairros de Manaus ao preço “promocional” de R$ 5.

Segundo a denúncia, o comércio é feito nas ruas de bairros periféricos da cidade em carros que circulam anunciando a venda do produto clandestino. As fotos mostram urubus já abatidos, preparados e embalados para o consumo.

Ainda de acordo com a publicação, os urubus são capturados com linha de pesca e anzóis com isca.

Até o momento a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), departamento da Secretaria Municipal de Saúde responsável pela prevenção e controle de riscos relacionados a produtos e serviços de interesse à saúde na capital amazonense não teve conhecimento desse tipo de caso. De acordo com a assessoria, a população pode denunciar por meio do e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com

Cardápio indigesto

A ingestão de urubu por seres humanos não é recomendável e pode ocasionar sérios problemas a saúde. Médicos consultados pela reportagem do NaHora afirmaram que a ave é necrófaga – se alimenta de animais mortos – e possuem bactérias de putrefação que podem provocar doenças, infecção alimentar e outros danos a saúde.C

Cientistas acreditam que os urubus se alimentam de comida estragada sem passar mal graças ao seu sistema imunológico e ao potente suco gástrico secretado por seu estômago que que neutraliza as bactérias e toxinas presentes na carne podre.

Os urubus não têm habilidade para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa, sendo assim desenvolveram outras habilidades e para encontrar a refeição, eles contam com olfato e visão apurados. São capazes de ver um bicho pequeno a 3 mil metros de altura.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *