/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/U/O/4EBfwCTJAy6s5hyXIR0g/whatsapp-image-2024-09-18-at-08.01.17.jpeg)
Parte dos usuários do X relata que a rede social voltou a funcionar nesta quarta-feira (18). Alguns internautas que utilizam o aplicativo informaram que conseguiram acessar a plataforma hoje, apesar de não haver qualquer informação de que o serviço foi liberado no país.
De acordo com o portal UOL, o Supremo Tribunal Federal (STF), que bloqueou o acesso ao X no Brasil, relatou que está checando o ocorrido.
A plataforma está bloqueada no Brasil desde o dia 30 de agosto por determinação de Alexandre de Moraes, do STF. Na decisão, ele determinou multa diária de R$ 50 mil por descumprimento, inclusive pelo uso de redes privadas, como ferramentas de VPN.
A volta do X é o assunto mais comentado na rede social. “O Twitter voltou”, com o nome antigo da plataforma,e ocupa o primeiro lugar nos trending topics. Em segundo lugar está Bluesky, a rede social que mais ganhou usuários no país durante o bloqueio determinado pelo STF.
“Meu twitter está vivo”, comemorou uma usuária na manhã desta quarta-feira. “O Twitter voltou”, comemorou um perfil de torcedores de futebol.
Os relatos sobre a “volta” do X começaram a circular na internet ainda nesta terça (17), quando algumas pessoas brincaram com a situação e disseram que estavam conseguindo acessar seus perfis mesmo sem utilizar VPN, mecanismo que permite escapar do bloqueio.
“Ministro Alexandre de Moraes: eu não usei VPN, eu simplesmente entrei no Twitter e ele estava funcionando e, não, eu não tenho R$ 50 mil para a multa”, declarou uma pessoa.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por notificar as operadoras para que o serviço seja retirado do ar, recomendou acionar o STF e disse que “as demandas sobre o X e Elon Musk estão sendo respondidas pelo Judiciário. Não houve alteração da decisão [pela suspensão do app]. Estamos verificando os casos informados”, se manifestou a agência.