Com esse lote do imunizante, o estado já recebeu 554,7 mil doses de vacinas

O Amazonas recebe neste domingo (7) mais 96,2 mil doses da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac.
Do total de doses destinadas ao estado, 45.830 fazem parte do Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, proporcional a todos os estados. Outras 39.720 são do Fundo Estratégico criado com 5% do total de vacinas, usado para atender os casos prioritários mais graves da pandemia — e o Amazonas é o que está sendo beneficiado nesse momento.
O Ministério da Saúde começou a distribuição, neste sábado (6), de 2.905.600 doses da vacina contra a Covid-19. A previsão é que a distribuição esteja concluída até esta segunda-feira (8). A logística de distribuição das vacinas está sendo realizada por meio de aviões.
Esta é a quarta remessa de vacinas que o Ministério da Saúde destina ao Amazonas, duas delas simultâneas com os demais estados e uma cota extra vinda do Fundo Nacional de Imunização. Com isso, o estado já recebeu 554,7 mil doses.
Além das 96,2 que chegarão neste domingo, o Amazonas já havia recebido 132,5 mil doses de vacina AstraZeneca e 322 mil doses de Coronavac, em duas etapas.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tem priorizado o Amazonas na imunização, como estratégis para conter o avanço da Covid no estado, que tem um população estimada em 4,2 milhões de habitantes – estado que recebeu, proporcionalmente, maior número de doses.
Até este sábado o Estado já havia vacinado 111.282 pessoas.