Atualmente, o Amazonas conta com 1.562.081 animais.
A primeira etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”, coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), inicia neste domingo (15). A campanha ocorrerá até o dia 30 de abril em 41 municípios do estado.
De acordo com o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, a estimativa da Adaf é de imunizar mais de 500 mil animais contra febre aftosa, abrangendo os rebanhos de 41 municípios: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.
Sobre a campanha – A primeira etapa da campanha no estado acontece em dois períodos distintos: de 15 de março a 30 de abril, em 41 dos 62 municípios amazonenses, citados acima; e de 1º a 30 de maio, nos 21 municípios restantes.
Em 2019, na primeira etapa da campanha, foram ao todo 1.191.142 animais imunizados contra febre aftosa, equivalendo a 97,22% de todo o rebanho bovino e bubalino amazonense vacinado.
Sobre as doses das vacinas – As doses da vacina podem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf ou nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O preço é de R$ 1,90 a R$ 2,10 por dose (2 ml).
O produtor rural é o responsável pela vacinação do seu rebanho, devendo adquirir a vacina, dentro do prazo da etapa, em uma revenda cadastrada pela Adaf. E, até o dia 15 de maio, deverá comparecer em uma das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) da agência, em seu município, para comprovar que imunizou o rebanho.