Portal Você Online

Vacina contra HPV: Amazonas intensifica campanha para jovens de 15 a 19 anos; onde imunizar

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), lançou uma estratégia de resgate para aumentar a vacinação contra o HPV. O público-alvo da ação são adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.

O HPV é o causador de doenças como verrugas genitais e diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, pênis, vulva e orofaríngeo.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, afirmou que a busca por não vacinados será realizada com ação integrada e descentralizada.

“Estamos atuando por meio do microplanejamento de forma alinhada, por regionais de saúde, junto aos 62 municípios do Amazonas. A vacinação ocorrerá de forma gradativa com descentralização de responsabilidade, destacando a operacionalização das secretarias municipais de saúde”, explicou.

Na estratégia de microplanejamento, as equipes municipais de vacinação têm metas e objetivos definidos. Elas seguem o público-alvo da vacinação, levando em consideração as etapas, recursos humanos e materiais necessários, além das características de cada município.

A análise da situação de saúde de cada município é um requisito para entender o perfil da população local.

“As equipes de saúde municipais são orientadas a atuar na organização de dados para a identificação e tomada de medidas oportunas de prevenção, imunização e vigilância”, explicou Angela Desirée, gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP.

No dia 12 de março, a FVS-RCP iniciou capacitações on-line para as equipes municipais de saúde, segmentadas por regionais de saúde. O treinamento abordou microplanejamento e estratégias de vacinação contra o HPV.

A enfermeira Rubiana Soares, do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Maués, destacou a importância da busca ativa.

“Estamos sempre nessa movimentação ativa e intensificamos com as buscas ativas. É um trabalho de educação em saúde e orientação para que as pessoas entendam o quão importante é se vacinar”, afirmou.

A vacinação contra o HPV está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os seguintes públicos:

  • Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos: Dose única.
  • Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV: Idade entre 15 e 45 anos, em três doses.
  • Pessoas com doenças imunodepressoras: Inclui Pessoas Vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, em três doses.
  • Vítimas de abuso sexual de 9 a 14 anos: Em duas doses.
  • Vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos: Em três doses.
  • Pessoas com papilomatose respiratória aguda: A partir de 2 anos, em três doses.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *