
A deputada Nejmi Aziz (PSD) defendeu a vacinação prioritária para profissionais da educação de todo o Amazonas. Em entrevista após a posse da nova mesa diretora para o biênio 2021/2022, sob a presidência do deputado Roberto Cidade (PV), ela pediu uma união parlamentar de esforços para a pandemia do novo coronavírus.
“A Covid-19 já tirou muitas vidas enquanto não tínhamos a vacina. A chegada da vacina nos deu esperança e estamos vencendo duas batalhas imunizando os profissionais da saúde e os idosos. Agora cabe ao Parlamento acompanhar o cenário e também continuar lutando em prol da população do Estado”, declarou.
Em apoio à deputada Therezinha Ruiz (PSDB), que requereu a pauta em sessão da Aleam, Nejmi defende também que os profissionais da educação sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pediu aos governos prioridade de acesso dos professores às vacinas contra a Covid-19. Eles consideram que os docentes e o pessoal de apoio à educação devem ser tratados como trabalhadores da “linha de frente”.
A deputada Nejmi partilha da proposta da deputada Therezinha Ruiz que abriu requerimento solicitando que seja considerado urgente a recolocação dos profissionais da educação na prioridade de vacina, na primeira fase da campanha de imunização.
“A mobilização das escolas para oferecer o ensino remoto foi uma solução para dar continuidade ao ano letivo, porém, muitos docentes e o pessoal de apoio à educação continuaram em atividades nas unidades escolares executando planejamento escolar”, destacou Ruiz.
No primeiro plano de imunização apresentado pelo Ministério da Saúde os professores estavam incluídos como grupos prioritários da vacinação. Mas no início de janeiro deste ano o plano foi alterado e a categoria ficou para fases seguintes.