Campanha nacional contra o sarampo segue com vacinação, para a faixa etária de cinco a 19 anos.

Foto: Divulgação/Susam
A partir deste sábado (14), será intensificada a vacinação contra sarampo nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus. Em virtude da campanha “Março Lilás”, a prefeitura também vai reforçar a imunização de crianças e jovens contra HPV – o papiloma vírus humano – principal causador do câncer de colo uterino.
A lista com o endereço das salas de vacinação que estarão abertas no sábado estará disponível nos próximos dias no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A campanha nacional contra o sarampo segue com vacinação, para a faixa etária de cinco a 19 anos, até o dia 13 de março e a vacina fica disponível durante todo o ano nas UBSs da capital. Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, todas as medidas de controle, monitoramento e bloqueio vacinal foram feitas no momento da notificação de cada caso para reduzir os riscos de transmissão.
Intensificação
Além da intensificação vacinal nas unidades de saúde, as equipes de saúde da Prefeitura vão monitorar os casos e contatos, com avaliação da situação vacinal e busca ativa de pessoas com sintomas da doença. Também será feita a avaliação do percurso rotineiro de cada paciente, ou seja, os locais que costumam frequentar, como mercados ou igrejas, para ações de imunização seletiva.
A Semsa mantém o esquema vacinal com uma dose extra da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) para crianças aos seis meses de idade, seguindo com o esquema de rotina preconizado pelo Ministério da Saúde com uma dose aos 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias da dose extra, e complementação com a segunda dose a ser realizada com a vacina tetra viral aos 15 meses.
A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Deave/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira informou que as vacinas estão disponíveis de forma gratuita, em 183 salas de vacina em Manaus. “Pessoas até 29 anos sem vacinação devem receber duas doses. Para adultos de 30 a 49 anos sem vacinação, a recomendação é dose única”, explicou.
Transmissão e Sintomas
O sarampo é uma doença infecciosa causada por vírus e a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao espirrar, falar, respirar ou tossir.
Os sintomas principais são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso, além do exantema, que são as manchas vermelhas no corpo. As complicações pelo sarampo incluem cegueira, diarreia grave, encefalite, infecções no ouvido e infecções respiratórias graves, como pneumonia, podendo levar ao óbito.