Portal Você Online

Vacinação pode não começar na quarta; entenda motivos

A fundação planejava protocolar o dossiê completo nesta sexta (15), mas diante da demanda de documentação extra no processo para uso emergencial, que está mantido, remanejou o pedido para a próxima semana.

O pedido da Índia para esperar pelo início da sua vacinação neste sábado para depois liberar os dois mihões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca para o Brasil, pode atrasar a imunização no país marcada para a próxima quarta-feira (20).

O avião da Azul está parado em Recife esperando a ordem para decolar rumo a Mumbai, o que deve acontecer nas próximas 24 horas para buscar as doses da vacina do Serum Institute of India.

Com o cancelamento do voo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável pelo imunizante no Brasil, adiou o pedido do registro definitivo da vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O planejamento inicial era entrar com a documentação completa nesta sexta-feira (15), mas a Fiocruz remanejou o processo para a próxima semana.

“Por conta dos pedidos para autorização de uso emergencial, a Anvisa está dando prioridade a essas análises e a Fiocruz foi orientada a agendar reunião de pré-submissão na próxima semana”, informou a fundação.

O primeiro-ministro da Índia disse na semana passada que a capacidade de produção e fornecimento indiana para vacinas será usada para o benefício de toda a humanidade. O processo de vacinação está apenas começando na Índia. “Ainda estamos avaliando a produção que devemos usar e a entrega. Isso deve demorar algum tempo’, informou Srivastava. https://portalvoce.com/brasil-envia-aviao-para-buscar-vacinas-muito-cedo-para-exportacao-diz-india/

Anvisa – Após protocolar o pedido de registro, a Anvisa terá 60 dias para analisar o dossiê completo. No entanto, o prazo de avaliação pode ser menor do que o estabelecido, uma vez que parte das informações já está de posse da agência, por meio do processo de submissão contínua, que permite envio de documentos à medida que resultados preliminares são gerados.

Por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a fundação planeja entregar 100,4 milhões de doses ainda no primeiro semestre para serem incorporadas ao PNI. https://portalvoce.com/vacinacao-no-brasil-comeca-na-quarta-feira-diz-pazuello-a-prefeitos/

Outras 110 milhões são planejadas para o segundo semestre. Ainda não há nenhuma vacina da Fiocruz com a farmacêutica AstraZeneca pronta no Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *