Portal Você Online

Vacinas pediátricas chegam ao interior do AM e equipes recebem treinameto para aplicação

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), distribui as vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O quantitativo de doses para cada uma das cidades do Amazonas está descrito em nota informativa, disponível no endereço https://bit.ly/3KmaIfu.

Para a capital do estado, Manaus, que iniciou a vacinação contra Covid-19 para este público nesta segunda-feira (17), foram encaminhadas 17.250 doses do imunizante pediátrico da Pfizer contra o novo coronavírus. Para os demais municípios, estão sendo distribuídas 280 doses.

Também nesta segunda, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou um treinamento virtual para capacitar equipes municipais de saúde sobre a campanha de vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

A capacitação considera especificidades técnicas da vacinação contra a Covid-19, destinada a crianças de 5 a 11 anos. Para este público, o imunizante a ser usado é o da Pfizer (Comirnaty – Pfizer/Wyeth), específico para crianças, com rótulo de cor laranja. A composição destinada para o público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As orientações do PNI/MS também destacam que a vacina contra Covid-19 deve ser administrada com intervalo de 15 dias da aplicação de outras vacinas do calendário infantil. Além disso, é necessário que a criança seja observada por 20 minutos após a aplicação da dose.

Além disso, as crianças evem permanecer no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que sejam observadas durante esse breve período pela equipe de saúde.

Comorbidades – Conforme a nota informativa, as comorbidades em crianças de 5 a 11 anos consideradas nesta fase da campanha de vacinação contra Covid-19 incluem: doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinapatias graves, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão alvo, obesidade, doenças cerebrovasculares, hepatopatias e síndrome de Down.

Escalonamento – O cronograma segue com indígenas e quilombolas; e crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *