Portal Você Online

Vale do Javari tem substituto do indigenista Bruno Pereira

Carlos Travassos, também indigenista, vai coordenar uma região de 8,5 milhões de hectares para uma população de apenas 6.317 pessoas.

O Vale do Javari já tem um novo monitor da região indígena de 8,5 milhões de hectares. Trata-se do indigenista Carlos Travassos (foto), que substitui Bruno Pereira, assassinado em junho com o jornalista inglês Dom Phillips, durante uma expedição na região. 

A área demarcada está nos municípios amazonenses de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus) e Guajará (a 1.492 quilômetros da capital). 

O anúncio do novo coordenador da região foi feito pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) nesta terça-feira (26), que já nomeou Travassos. 

A Vale do Javari é a segunda maior reserva indígena do país, localizada na Sudoeste do Amazonas, próximo à fronteira com o Peru e a Colômbia.  

A região, que compreende 8,5 milhões de hectares demarcados, é constantemente palco de conflitos típicos da Amazônia: tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo. 

De acordo com integrantes da Univaja, Carlos Travassos possui notoriedade no meio dos indigenistas, e tem grande experiência em ações desenvolvidas com Bruno Pereira. Ele terá o desafio de retomar o monitoramento da reserva indígena.

Carlos Travassos também já trabalhou por longos anos na Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Além de anunciar o substituo de Bruno Araújo, a entidade informou que busca meios tecnológicos para ajudar na segurança da região. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *