Emprsa também irá manter, por tempo indeterminado, o pagamento de royalties da mineração ao município.
A Vale informou, nesta segunda-feira (28), que irá fazer uma doação emergencial de R$ 100 mil para cada família de vítimas da tragédia em Brumadinho, Minas Gerais.
O anúncio foi feito pelo diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da empreso, Luciano Siani, durante uma entrevista coletiva.
Na sexta-feira (25), uma barragem da Vale se rompeu e despejou um rio de rejeitos de minério e lama no estado.
As instalações da empresa e diversos imóveis em áreas rurais próximas ficaram soterrados. Até o momento, foram confirmadas 65 mortes, 292 desaparecidos e 192 resgatados.
De acordo com Luciano Siani, os R$ 100 mil não serão dados como indenização, mas sim como uma doação para remediar a “incerteza de curto prazo das famílias com relação ao sustento”.
A doação começa imediatamente. O número de pessoas desaparecidas varia a cada momento. O que importa é que quem estiver com familiares desaparecidos receberá os recursos prontamente – explicou.
Compromisso Vale
Além da doação, a Vale irá manter, por tempo indeterminado, o pagamento de royalties da mineração ao município de Brumadinho.
Construir uma membrana de retenção, próximo à cidade de Pará de Minas, para evitar que os rejeitos cheguem ao rio Paraopeba. E contratar uma equipe de psicólogos do Hospital Israelita Albert Einstein para atender aos familiares das vítimas.