
No ano em que o mundo comemora o bicentenário e meio de nascimento de uma das escritoras mais lidas da história, a capital amazonense entra oficialmente no roteiro das celebrações. A Jane Austen Society of Brazil (JASBRA) – Regional Amazonas promove um Chá Literário especial em homenagem aos 250 anos da autora de “Orgulho e Preconceito”.
O evento, coordenado pela jornalista Bruna Chagas, será realizado no emblemático Salão Verde da Valer Teatro, com a vista mais bonita do Largo São Sebastião. Com uma proposta intimista e imersiva, o encontro é limitado a 60 convidados, proporcionando uma viagem no tempo rumo à Inglaterra do período Regencial, neste domingo, dia 21.
“Inclusive, os participantes irão vestidos a caráter, da época da Jane e seus romances. Além disso, vamos passar o filme “Orgulho e preconceito” e será servido um delicioso chá da tarde”, explicou Bruna.
Programação Cultural e Acadêmica
A celebração contará com participações de peso para discutir o legado literário e social de Austen:
- Conexão Nacional: A presidente da JASBRA, Adriana Zardini (Minas Gerais), trará sua expertise sobre a preservação da memória da autora no Brasil (via vídeo);
- Perspectiva Acadêmica: O Professor Dr. Lajosy Sousa, do curso de Letras – Língua Inglesa da UFAM, conduzirá uma fala sobre a profundidade da obra de Austen e sua relevância na literatura universal;
Música e Entretenimento de Época
Para recriar a atmosfera dos salões ingleses do século XIX, haverá participação especial com uma apresentação que será executada ao vivo pela cantora Lucy Rodrigues, acompanhada pelo professor e pianista Elizeu Souza.
Além das apresentações musicais, o público participará de brincadeiras de época e sorteios de brindes exclusivos voltados aos fãs da “querida Jane”.
“Celebrar Austen em Manaus é reafirmar que sua literatura rompe fronteiras geográficas e temporais. Queremos proporcionar uma tarde onde o chá é apenas o convite para um mergulho na inteligência e no humor refinado da autora”, afirma Bruna Chagas, coordenadora do evento.


