Portal Você Online

Associação da BR-319 compra motor de luz para moradores da estrada

Uma campanha pela internet ajudou a levar a luz para iluminar a escuridão dos moradores da km 304 da BR-319 (Manaus – Porto Velho). A vaquinha organizada pelo presidente da Associação dos Amigos e Defensores da BR-319, André Marsílio, arrecadou recursos para a compra de um gerador de energia elétrica, que foi entregue neste final de semana.

A organização reúne mais de cinco mil associados, que trocam mensagens em mais de 35 grupos de WhatsApp informando sobre as condições de tráfego na rodovia, saídas e chegadas dos ônibus, preços e horários de balsas, além de ajudar motoristas com problemas durante a viagem.

Há cerca de um mês que o casal João, 74 anos, e Maria, 76, ficou sem o motor de luz que mantém os alimentos conservados e iluminava as noites na Pousada Terra Rica, no km 304, uma antiga fazenda que atualmente é uma referência para quem trafega pela BR-319.

Assim que soube da situalçao o presidente dos Amigos e Defensores da BR-319 organizou a campanha em menos de um mês os recursos suficientes para comprar um novo gerador foram levantados e o equipamento comprado por R$ 5,5 mil.

“Eles já ajudaram muita gente e precisaram da nossa ajuda. Foram mandados todos os dandos bancários com toda a transparência dos recursos arrecadados”, afirma André Marsilio, que coordenou a entrega do motor de luz ao casal de moradoes, no último sábado (10).

Eles sairam do Paraná há 40 anos e desde então criaram filhos, netos e bisnetos nas margens da estrada. Durante todo esse tempo viram a rodovia totalmente asfaltada nos anos 80 e asssistiram os vizinhos deixarem o local de acordo com a deteriorizaçao da estrada e as dificuldades de sobrevivência.

“Sou feliz de morar nesse lugar onde criei meus filhos pequenos, netos e bisnetos. Hoje a estrada não permite nada. A gente gasta muito dinheiro sem ter. Quando chegamos tinha muitos moradores e 600 carros passavam por dia vindo de todos os estados”, disse dona Maria em entrevista recente para a Rede Amazônica sobre a BR-319.

“Nunca tivemos energia elétrica. Tinha só um motor de luz que a gente ligava para ter água e só estava funcionando porque fizeram um ganbiarra nele”, disse seu João, agradecido pela ajuda dos Amigos e Defensores da BR-319.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *