
O terceiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) do Amazonas foi confirmado nesta quarta-feira (3) pela secretaria de Saúde do estado (SES-AM) – todos os pacientes são moradores de Manaus, mas pegaram a doença fora da cidade.
O paciente é um homem entre 20 a 25 anos, residente de Manaus, que está em viagem desde 10 de julho de 2022 de férias em outro estado.
Os outros dois casos suspeitos que permanecem em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus).
Até o momento, todos os pacientes confirmados com a doença têm histórico de viagem recente e não se contaminaram no Amazonas.
O segundo caso positivo da doença foi notificado na terça (2). Já o primeiro foi constatado no dia 27 de julho pelas autoridades de saúde local.
A equipe de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) mantém em monitoramento, outros dois casos suspeitos que permanecem em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus).
O Amazonas tem até o momento seis notificações de suspeitas da doença: 3 confirmados laboratorialmente, 2 suspeitos em investigação pelo CIEVS-Manaus e 1 caso descartado após exame laboratorial.
A FVS destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.