
O Vasco empatou em 1 a 1 com o Del Valle no jogo de volta dos playoffs da Sul-Americana, na noite desta terça-feira (22), e foi eliminado da competição. O placar agregado ficou em 5 a 1 para a equipe do Equador, que venceu o jogo de ida por 4 a 0, em Quito.
O Vasco começou a partida pressionando o Del Valle. Os Cruzmaltinos quase abriram o placar aos 9. Vegetti cabeceou para grande defesa de Villar. Os donos da casa seguiram com a posse de bola, mas tinham dificuldade em criar boas chances. Do outro lado, o Del Valle tentava os contra-ataques, sem qualquer sucesso. O Vasco só conseguiu chegar com perigo aos 32 minutos. Rayan recebeu passe na pequena área, mas errou o alvo e mandou pela linha de fundo.
Só que quem abriu o placar foi o Del Valle, aos 37 minutos. Spinelli aproveitou falta cobrada na área e cabeceou sem chance para Léo Jardim. Os Cruzmaltinos não mudaram a postura e quase empataram em seguida. Vegetti aproveitou cruzamento, mas finalizou em cima de Villar. Assim, os equatorianos mantiveram a vantagem até o intervalo.
No segundo tempo, o Vasco seguiu com a postura ofensiva, mas esbarrava nos próprios erros. Com isso, os cariocas não criaram boas chances. O Del Valle permaneceu com a postura defensiva. Os Cruzmaltinos tiveram sua primeira chance na etapa final aos 18. Após boa troca de passes, Rayan chutou cruzado para boa defesa de Villar. Só que aos 20, Vegetti aproveitou cruzamento e cabeceou para a rede para empatar o jogo.
O Vasco ainda ganhou um pouco de fôlego após o gol, mas voltou a apresentar os mesmos erros do início do segundo tempo. Com isso, o Del Valle apenas segurou a vantagem no confronto para sair de São Januário com a classificação para as oitavas de final.
Diante do grande desafio do time, a torcida do Vasco apoiou bastante no primeiro tempo. A partir do gol do Del Valle o clima mudou e os protestos eclodiram nas arquibancadas. Vaias e gritos de “time sem vergonha” se estenderam a todo o elenco. Em seguida, o presidente Pedrinho e o zagueiro João Victor passaram a concentrar a hostilidade. Um dos momentos marcantes foi a decisão de uma organizada do Vasco parar de cantar e se virar de costas para o campo, enquanto o jogo ocorria.
Agora, o Independiente del Valle terá confronto local contra o Muchuc Runa nas oitavas de final. Já o Vasco volta a focar no Campeonato Brasileiro. Os cruzmaltinos visitam o Internacional, no próximo domingo (27), no Beira-Rio, pela 17ª rodada.