Portal Você Online

Veja o show da Esquadrilha da Fumaça na Ponta Negra

Esquadrilha da Fumaça faz apresentação em Manaus; veja fotos | Amazonas | G1

Após sete anos, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira voltou a Manaus e levou uma multidão na tarde deste sábado (8) a Praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus. Apesar do forte calor e do céu parcialmente nublado e do engarrafamento do trânsito para chegar ao loca, deu para assistir as acrobacias aéreas dos pilotos da FAB.

O espetáculo aéreo durou 35 minutos com cerca de 50 piruetas dos aviões que encheram os olhos e gaitaram o público presente na área.

Neste domingo será a vez de Boa Vista (RR) assistir à apresentação da Esquadrilha, a partir das 16h30 na região do Parque do Rio Branco (orla do rio), antes de encerrar o circuito pela Norte do país.

Até o prefeito da cidade, David Almeida, apareceu para prestigiar o evento que marcou as comemorações dos 150 anos do nascimento do brasileiro Santos Dumont, o Pai da Aviação.

“É um presente fantástico que a Força Aérea concede à cidade de Manaus e estamos muito felizes em poder vivenciar um momento como esse na Ponta Negra, com um público fantástico e em nome da população da cidade de Manaus eu quero agradecer à Força Aérea Brasileira, na pessoa do brigadeiro David Almeida, que é o nosso comandante”, disse o prefeito.

Manaus recebe espetáculo da Esquadrilha da Fumaça, na Ponta Negra

Uma das expectadoras no calçadão da Praia da Ponta Negra era a microempreendedora Beatriz Oliveira, que está de passagem por Manaus vindo Rio de Janeiro.

“Espetáculo maravilhoso, um verdadeiro show, é uma alegria poder ver de tão perto essas demonstrações”, disse.

A Esquadrilha da Fumaça está baseada em Pirassununga, no interior de de São Paulo e esta se apresentando pela região Norte do país, já tendo estado em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Organizado pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar) baseado na zona Sul da capital amazonense, onde fica a Base Aérea da Cidade no antigo aeroporto de Ponta Pelada, os pilotos da FAB deram uma demonstração de habilidade.

Para o comandante do VII Comar, brigadeiro que também chama David Almeida, o apoio da prefeitura de Manaus foi fundamental para a realização do espetáculo.

“Esse é realmente um momento de muita alegria, porque demandou muito planejamento, e isso não teria sido possível sem o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus. Quando eu levei o projeto ao prefeito David Almeida, ele prontamente atendeu ao nosso pleito, se encantou com o projeto e colocou toda a estrutura à nossa disposição, para que a gente pudesse planejar e oferecer realmente esse espetáculo”, informou o comandante.

Além do Sétimo Comar, o evento foi organizado ainda pela Manauscult com o apoio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), entre outros órgãos municipais.

Saiba mais

A Esquadrilha da Fumaça é formada por militares da FAB. Atualmente, são 12 oficiais aviadores, um especialista em aviões, uma médica, uma administradora e dois oficiais de comunicação social, além de uma equipe de graduados especialistas, divididos na área administrativa e de manutenção de aeronaves –conhecidos carinhosamente por “Anjos da Guarda”.

Os pilotos usam aeronaves Super Tucano fabricados pela Embraer em São Paulo. Os aviões são a quinta geração de aeronaves adotadas na história da Esquadrilha da Fumaça, sendo utilizado desde 2015.

Os aviões são empregados pela Força Aérea cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.

Ao serem adotadas pela Esquadrilha da Fumaça, as aeronaves ganharam pintura com as cores da bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

Com mais de 70 anos de história, a esquadrilha se concretizou como um instrumento de contato com os brasileiros, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.

Recordes

A Esquadrilha da Fumaça já atingiu três recordes mundiais no “Guinness World Records”. O último recorde alcançado aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça para baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. O momento ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga.

Anteriormente, no ano de 1996, a esquadrilha bateu seu primeiro recorde, quando dez aeronaves fizeram o voo invertido por 30 segundos, uma marca então inédita. No ano de seu cinquentenário, 2002, ela atingiu mais um recorde com o voo invertido de 11 aviões.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *