Cerca de 150 mil doses da vacina AstraZeneca foram disponibilizadas para o mutirão de vacinação, que acontece em regime de 33 horas ininterruptas de sábado a domingo
O viradão de vacinação da segunda dose contra a Covid em Manaus neste fim de semana não tem restrição de idade. Quem estiver dentro do seu período de imunização, após a primeira dose, pode receber mais uma independente da faixa etária, a partir das 9h de sábado até às 18h de domingo (veja).
Após fazer os cálculos, o manauara pode procurar um dos 109 postos de vacinação que estarão disponíveis para atendimentos em todas as regiões da cidade;
Serão 33 horas ininterruptas de vacinação. As equipes das secretarias de Saúde do Estado e do Município estarão à disposção da população. Na Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques, o regime é de 24 horas, ou melhor, 33 horas: começa as 9h de sábado e acaba às 18h de domingo.
Os demais pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus funcionam no horário nornal de semana no sábado, das 8h às 16h.
O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, reforça o convite para que a população, principalmente a partir de 40 anos, vacinadas até 28 de junho, compareça aos postos de vacinação para completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
“A gente aposta na vacina. É uma dose de esperança e a única maneira de proteger a si mesmo e a quem você ama”, destacou Samad.
O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Cristiano Fernandes, alerta: “Nós precisamos investir na melhor arma que nós temos hoje. Lembrando a todos também que, uma vez que as pessoas estejam vacinadas, com a primeira e a segunda dose, as medidas não farmacológicas devem ser adotadas na rotina. O uso de máscara, a higienização das mãos, evitar locais com aglomerações. Só dessa forma a gente vai evitar a propagação da doença”.
Cerca de 150 mil doses da vacina AstraZeneca foram disponibilizadas pela FVS-RCP para esta edição do Vacina Amazonas. Para receber a vacina é obrigatória a apresentação de documento de identidade original com foto, CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.
Estrutura
Aproximadamente 1.300 servidores atuarão por turno, de 12 horas, na operacionalização do mutirão Vacina Amazonas. Na Arena e no Sambódromo serão 30 e 28 postos, respectivamente, no sistema drive-thru. No Vasco Vasques a estrutura é de 51 pontos, na primeira etapa do centro de convenções, para atendimento de pedestres.
Fluxo no complexo
O acesso dos carros à área de vacinação da Arena da Amazônia será pela Rua Lóris Cordovil (Alvorada) e Avenida do Samba para a Arena da Amazônia e o Sambódromo, com saída pela avenida Constantino Nery.
Em relação ao Sambódromo, a entrada dos veículos será pela Avenida do Samba e também pela Avenida Pedro Teixeira. No Vasco Vasques a entrada de pedestres será pela avenida Coronel Pedro Teixeira.
No sábado, os portões dos três locais serão abertos para acesso da população às 9h.