
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), instalou contêineres que vão abrigar vendedores de passagens fluviais na orla da avenida Lourenço Braga, Centro. O mobiliário vai abrigar 25 trabalhadores, que até então atendiam seus clientes na beira da calçada, expostos ao sol, à chuva e à insegurança.
Os contêineres estão instalados em frente à balsa amarela, no porto da Manaus Moderna, e além da proteção e segurança, os vendedores e clientes ganham também mais dignidade.
“Por determinação do prefeito David Almeida e do secretário da Semacc, Renato Júnior, instalamos dois contêineres que trarão mais dignidade aos trabalhadores que atuam com vendas de passagens de barcos e que vendiam na orla da Manaus Moderna com muita dificuldade, sofrendo com o sol, sofrendo com a chuva e hoje estamos trazendo mais dignidade a essas pessoas”, destacou o diretor de Mercados e Feiras da Semacc, Luciano Santos.
Conforme o presidente da Associação dos Agentes de Passagens dos Transportes Aquaviários do Estado do Amazonas (Ageptraam), Altair Ribeiro, foram muitos anos de sofrimento e sacrifício. De acordo com ele, quando ocorria uma chuva, todos tinham que correr com sombreiros, banners, dinheiro e talões de passagens, para se proteger. Ele agradeceu ao prefeito David Almeida, pela instalação dos contêineres.
Ação
Em novembro do ano passado, a Semacc deflagrou na Manaus Moderna a operação “Orla Mais Segura”, que promoveu o ordenamento e a requalificação do espaço. As ações da operação foram realizadas em parceria com as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Guarda Municipal.
Além da retirada de aproximadamente 800 ambulantes e estruturas irregulares do local, luminárias a LED foram instaladas para dar mais segurança a quem trafega pela área à noite, toda a calçada da orla foi reformada e o guarda-corpo substituído. Um trecho da avenida Lourenço Braga foi alargado em aproximadamente 4 metros, promovendo maior fluidez no trânsito, nas proximidades da feira da Banana.
O local também recebeu lavagem e remoção de lixo e entulhos, além de paisagismo em vários pontos. Uma nova escada de acesso à orla também está sendo finalizada.