
Altas temperaturas e chuvas abaixo da média marcam o período mais quente do ano, conhecido como ‘verão amazônico’, que vai de julho a dezembro.
É nesse período também que os riscos de acidentes domésticos aumentam. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) alerta para os cuidados que devem ser tomados com a fiação elétrica, tomadas e eletrodomésticos.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Orleilso Ximenes Muniz, ressaltou que muitos acidentes podem ser evitados no dia a dia e mudanças simples são capazes de manter a casa mais segura. Além disso, também alertou para o que é necessário fazer quando um acidente doméstico acontece durante esta época do ano.
“Nós recomendamos que observe sua rede elétrica. Se ela não foi feita de forma adequada, o risco de incêndio é muito maior, ainda mais nessa época de calor intenso. Mesmo com os cuidados, caso algum acidente ocorra, a pessoa precisa sair imediatamente do local com todos que estão ali e acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros.
Dicas do Corpo de Bombeiros

- Evitar deixar aparelhos como ventiladores, secadores de cabelo, carregadores, entre outros, conectados à tomada sem uso;
- Evitar utilizar extensões e conectores de tomadas de energia elétrica, os conhecidos ‘benjamins’;
- Observar se há na residência ligações clandestinas de energia elétrica, que podem ocasionar curto-circuito e incêndios;
- Descartar corretamente a bagana de cigarro, evitando áreas de vegetação, que ficam mais secas neste período;
- Não queimar lixo em área de vegetação ou no quintal de casa;