Portal Você Online

Vereador preso com 95 kg de cocaína no Amazonas, reassume cargo na Câmara Municipal

O vereador da Câmara Municipal de Coari – 363 km de Manaus – Nélson do Caminhão, preso em flagrante em julho deste ano por liderar uma quadrilha de tráfico de drogas, anunciou nesta terça-feira (10), que está reassumindo os trabalhos legislativos na cidade.

A informação foi passada por seus assessores nas redes sociais como motivo de comemoração. (ver abaixo).

O parlamentar foi preso por Policiais militares do 5ºBPM (Coari) em sua propriedade onde também foi apreendido 95,15kg de pasta-base e cocaína pura, avaliadas em R$ 8 milhões.

Na epoca, o vereador tinha um mandado de busca, apreensão e prisão contra ele expedido pelo Justiça do Amazonas na Comarca de Coari, que foi cumprido pelo comandante do 5º BPM, Major Jean e os tenentes Fabiano Alves e Gama, com apoio dos policiais da Base Arpão, fundeada no município.

As investigações apuraram a ligação do vereador com uma organização que atua em Coari no tráfico de drogas, crimes ambientais e como piratas assaltando embarcações de carga e passageiros no Rio Solimões.

Dias antes da prisão, de Nelson do Caminhão, os  militares do 5º BPM prenderam cinco integrantes da quadrilha, também na Estrada Coari-Itapeua, a mesma onde está localizada o sítio do vereador.

O Diretório Regional do PL Amazonas chegou a emitir uma nota em suas redes sociais com a anunciando então a expulsão do vereador Nelson do Caminhão, de Coari.  (ver abaixo).

Contudo e mesmo sem um sigla, Nelson do Caminhão poderia continuar a exercer suas funções dentro da Câmara Municipal – além de imunidade parlamentar que o colocou em liberdade rapidamente, o mandato pode ser executado sem a filiação de um partido.

Já a presidente da Câmara Municipal de Coari, vereadora Jeany de Paula Amaral Pinheiro, por nota na época, disse que a casa só iria se manifestar sobre o caso após a conclusão das investigações.

Nelson do Caminhão foi eleito vereador em 2020 com 1060 votos.

Capturado chefe da quadrilha do vereador também é preso

No dia 15 de julho, logo após prisão em flangrante do vereador coariense, e ainda seguindo as investigações, militares 5º BPM e equipe da Base Arpão / Hórus também prenderam Ronaldo Queiroz de Jesus, o Branco, por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ele tinha mandado de prisão expedido pelo Justiça Amazonense, da Comarca da cidade.

Ele é apontado pela polícia como o líder da quadrilha em que também está sendo investigado o vereador Nelson do Caminhão (PL), de 42 anos.

Com a prisão de Branco, sete pessoas já foram presas por tráfico de drogas, incluindo o vereador Nelson Caminhão.

Expulsão

O Diretório Regional do PL Amazonas chegou a emitir uma nota em suas redes sociais com a confirmação da expulsão do vereador Nelson do Caminhão, de Coari. 

Veja a nota do partido

“O Diretório Regional do Partido Liberal, no uso de suas atribuições, reunido no dia 11/07/2023 em sua sede, considerando os fatos ocorridos no Município de Coari, onde o Vereador do PL NELSON DO CAMINHÃO foi preso em flagrante, com 95 quilos de droga, conforme consta no processo policial 0605373/21.2023.8.04.3800 RESOLVEU, com base no item IX do parágrafo 10 do Art. 48 e do Item VI do mesmo artigo, do Estatuto do Partido Liberal, EXPULSAR o referido filiado de seus quadros”.

A nota está assinada pelo presidente da sigla no estado, Alfredo Nascimento.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *