Max Verstappen vem com tudo para buscar sua segunda vitória consecutiva no GP da Espanha e a terceira no Circuito de Barcelona. O bicampeão conquistou a pole position da etapa neste sábado (3), anotando 1m12s272 em sua volta. O piloto da casa, Carlos Sainz garantiu uma vaga ao lado do rival com 0s4 de desvantagem. Lando Norris, em sua terceira aparição no Q3 deste ano, é terceiro.
Essa foi a 24ª pole position do holandês em sua carreira, a quarta de 2023 e a primeira no Circuito de Barcelona, pista na qual venceu ano passado e também em 2016 – ano de seu primeiro triunfo na F1. Sainz, retorna à primeira fila de um grid inicial desde o GP dos EUA de 2022, quando foi pole da etapa. Já Norris volta à segunda fila desde o GP da Itália passado, quando foi terceiro na classificação.
Destaque ainda para Oscar Piastri, colega de Norris na McLaren e que garantiu a equipe britânica no top 10 de uma classificação pela segunda vez nesta temporada. Além disso, Nico Hulkenberg obteve seu melhor resultado numa sessão classificatória em 2023, em oitavo. Foi sua quarta aparição no Q3.
Alguns dos resultados surpreenderam, mas negativamente: Charles Leclerc, foi eliminado ainda no início da classificação, em 19º. Sergio Pérez e George Russell também largarão do fundo do grid neste domingo, respectivamente em 11º e 12º.
A largada do GP da Espanha está marcada para este domingo (4), às 10h (horário de Brasília).