/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/Y/C/TOtdsoTeuNjklvB3IyiA/gettyimages-2215723752.jpg)
Depois de quatro GPs de tentativas frustradas desde o último triunfo, no Japão, Max Verstappen enfim voltou ao topo do pódio. O holandês passou o pole Oscar Piastri na largada do GP da Emilia-Romagna neste domingo (18), e ainda contou com a sorte de duas bandeiras amarelas para manter-se na liderança de ponta a ponta à frente de Lando Norris, e do australiano da McLaren. Gabriel Bortoleto foi 18º.
A prova não foi tão movimentada, mas os pilotos tiveram que manejar as estratégias através das paralisações e lidar com a alta degradação dos pneus – a F1 estreou a gama mais macia dos compostos neste fim de semana. Verstappen fez sua troca de compostos exatamente nas duas bandeiras amarelas, o que evitou que ele perdesse posições devido à parada.
Os fatores impactaram as corridas da McLaren e da Ferrari: Norris foi de quarto a segundo lugar, e Lewis Hamilton, de 12º a quarto, seu melhor resultado até aqui desde a vitória na corrida sprint do GP da China. Já Piastri, assim como Charles Leclerc, foram facilmente ultrapassados no fim da prova por estarem com pneus mais desgastados e não terem parado sob o segundo safety car.
Max, que conquistou seu quarto triunfo seguido em Imola, chega agora 65 vitórias na carreira e duas no campeonato de 2025. Ele possui metade das quatro vitórias do líder Piastri, que permanece na ponta da tabela de pilotos com 146 pontos, contra 133 de Norris e 124 do holandês da RBR. A diferença é de 22 pontos.
Bortoleto largou em 14ª e manteve a posição no começo da prova. Porém, acabou perdendo as posições que ganhou posteriormente devido a um pit stop lento, na volta 14. Sem ritmo e sendo ainda o único a seguir a estratégia de três paradas – adotando pneus médios na última – ele não conseguiu ir além na prova; ficou seis posições atrás de Nico Hulkenberg, colega da Sauber, que terminou em 12º.
A F1 retorna já no próximo fim de semana, em 25 de maio, com o GP de Mônaco. A prova será válida como a oitava da temporada.


