Max Verstappen será o pole position do GP da Áustria da Fórmula 1. O piloto holandês liderou a corrida sprint realizada no fim da manhã deste sabádo (9) no Red Bull Ring e conquistou a primeira posição da 11ª corrida do mundial. Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari, encerraram em segundo e terceiro, respectivamente.
Verstappen largou na ponta e manteve a liderança até a bandeirada quadriculada que apontou o fim da corrida após 23 giros. Enquanto isso, Leclerc e Sainz travaram uma disputa pela segunda posição até que o monegasco disparou à frente do companheiro de equipe.
Heptacampeão mundial, Lewis Hamilton terminou na oitava posição, somando um ponto na classificação. O britânico da Mercedes largou em nono e chegou a perder um posto depois de um toque em Pierre Gasly na largada, mas conseguiu ultrapassagens em Valtteri Bottas e Mick Schumacher para entrar na zona de pontuação.
Spielberg foi o segundo circuito de 2022 a ter uma corrida classificatória. Imola teve vitória de Max Verstappen na corrida classificatória do GP da Emilia-Romagna. O GP de São Paulo vai ser a terceira etapa do ano com esse formato. Na temporada passada, Interlagos foi marcado pela recuperação milagrosa de Lewis Hamilton da 20ª a 5ª posição em 24 voltas.
Max Verstappen e Sérgio Pérez, ambos da Red Bull, lideram a tabela da temporada. O holandês segue na ponta do campeonato com 189 pontos, enquanto o mexicano está na segunda colocação com 151. Representantes da Ferrari, o monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz aparecem logo atrás, com 145 e 133 pontos, respectivamente.
A corrida principal do GP da Áustria tem largada neste domingo (10), às 10h (horário de Brasília).