O piloto holandês Max Verstappen vence o Grande Prêmio de Mônaco e passa a liderar a classificação geral. O piloto herdou a primeira posição de Leclerc, que bateu o carro no classificatório faltando 17 segundos para o fim. Minutos antes da prova a Ferrari comunicou que problemas na transmissão do carro deixariam ele de fora.
Lewis Hamilton fez um treino ruim e largou na sétima posição e manteve essa colocação até o final da prova. O circuito de rua dificulta as ultrapassagens e uma estratégia ruim da Mercedes fez ainda com que o inglês perdesse posições depois da troca de pneus.
O piloto da Ferrari foi o primeiro monegasco na história a fazer uma pole position, mas bateu o carro faltando 17 segundos para o fim do classificatório.
A Ferrari fez uma aposta arriscada e decidiu não trocar a caixa de câmbio, que colocaria Leclerc na 6ª posição.
Durante a manhã deste domingo, um problema na transmissão foi detectado e chegou a ser dito que ele largaria dos boxes. A poucos minutos do começo da corrida veio a notícia que a falha impediria Leclerc de participar do GP de Mônaco.
Hamilton foi o primeiro a fazer a parada. A expectativa era pegar a pista vazia e tentar conseguir alguma ultrapassagem, mas com pneus duros ele saiu mais lento e acabou perdendo duas posições.
O inglês reclamou que poupou os pneus para ser o último a parar e ficou muito irritado com a equipe.
Mas foi Bottas quem se deu realmente mal. Na troca de pneus uma porca travou e ele foi obrigado a abandonar a prova.
Mesmo com Leclerc ficando de fora até antes da corrida, Sainz fez bonito e conseguiu o primeiro pódio da equipe no ano.
Em uma pista onde a ultrapassagem é quase impossível, o piloto espanhol fez uma corrida de segurança e agarrou o segundo lugar.
Verstappen herdou a primeira posição depois do problema de Leclerc com o carro. Ele fez uma corrida tranquila e a parada nos boxes foi eficiente.
Ele vinha perseguindo Hamilton, mas sempre houve algo que atrapalhasse. Até quando ele venceu a prova da Emilia-Romagna, Hamilton fez a volta mais rápida e manteve a liderança.
O piloto holandês sempre foi considerado promissor e esse ano tem sua primeira grande chance de ser campeão.
Grid de chegada