Portal Você Online

Viagens para Parintins estão 100% liberadas para passageiros

Cidade é a segundo do interior do Amazonas com maior número de casos confirmados da Covid-19 , bois-bumbás Caprichoso e Garantido querem que o Festival ocorra nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

 O prefeito de Parintins em exercício, Tony Medeiros, assinou nesta segunda-feira (10), decreto que permite viagens fluviais e aéreas com 100% da capacidade de passageiros. 

Além disso, o documento municipal alterou o toque de recolher das 0h às 5h da manhã do dia seguinte, o horário anterior era das 22h às 5h, que permitia também a reabertura de bares até o horário do toque de recolher, atuando com 50% da capacidade do local, disponibilizando álcool em gel e exigindo uso de máscara para o acesso. 

Este decreto mantém a proibição de atividades esportivas coletivas e realização de festas ou eventos públicos. As medidas valem até o dia 22 de agosto.

A decisão foi baseada nos dados apresentados pela Vigilância em Saúde que indicaram a diminuição de positivados pelo novo Coronavírus no município.

Desta vez, o comitê Gestor de Combate ao Coronavírus de Parintins deliberou a liberação de viagens fluviais e aéreas com 100% da capacidade de passageiros, sem a necessidade de autorização do município.

Festival: O Ministério Público de Contas (MPC-AM), por meio da procuradora de Contas Fernanda Cantanhe de Veiga Mendonça, representou e pediu liminar contra o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (DEM), para que Festival Folclórico de Parintins, previsto a ser realizado em novembro deste ano, seja suspenso.

O pedido de suspensão do  maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e o maior de folclore no mundo, aconteceu na última sexta-feira (31) e segundo Fernanda Mendonça, há potenciais de vícios na realização do Festival, entre esses a violação às normas de saúde pública e de combate ao novo coronavírus.

Defensoria Pública – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) também já se manifestou contraria a realização do Festival após estudo estudo feito pelo Atlas ODS Amazonas sobre a viabilidade da realização do Festival Folclórico de Parintins em novembro, no contexto da pandemia de Covid-19.

A nota técnica foi solicitada pela Defensoria no Procedimento de Apuração de Dano Coletivo (Padac) instaurado após os bois-bumbás Caprichoso e Garantido divulgarem que o Festival deve ocorrer nos próximos dias 6, 7 e 8 de novembro.

Conforme o estudo, a data sugerida pelos organizadores poderia ser considerada “relativamente segura” para a realização do evento se voltado apenas à população de Parintins.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *