
O vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, divulgou nota de repúdio após a neta do prefeito David Almeida e filha da Fernanda Aryel, a pequena Helena, ser alvo de uma ameaça em comentário nas redes sociais. O episódio gerou indignação entre autoridades, familiares e usuários das redes sociais.
No comentário, publicado em um post de Aryel, um usuário do Instagram desejou a morte da criança de forma brutal, desencadeando uma onda de solidariedade à mãe e à família do prefeito. Para Renato, o caso ultrapassa todos os limites da humanidade e evidencia a urgência de um combate mais rigoroso aos crimes de ódio no ambiente virtual.
“Recebi com indignação e profunda tristeza a mensagem criminosa direcionada à filha da minha amiga Fernanda Aryel, a pequena Helena, neta do prefeito David Almeida. Um ataque vil, covarde, que ultrapassa todos os limites da civilidade e da humanidade”, afirmou Renato.
O vice-prefeito destacou ainda que esse tipo de violência não é inédito, e que a família do prefeito David já foi alvo de sucessivos ataques virtuais.
“Infelizmente, esse tipo de violência virtual se repete. A família do prefeito David já foi alvo de inúmeros ataques cruéis. Já vimos a irmã, a esposa e agora a neta do prefeito serem expostas a um verdadeiro linchamento virtual. E, não por acaso, as vítimas são sempre mulheres”, pontuou.
Renato Junior classificou o episódio como uma atrocidade e cobrou uma resposta firme da Justiça, reforçando que a liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade para propagar ódio, ameaças ou crimes.
“O ambiente digital não pode ser tratado como terra sem lei. A liberdade de expressão jamais poderá ser confundida com liberdade para propagar ódio. Que a Justiça seja feita. E que possamos, como sociedade, refletir: até quando vamos naturalizar o ódio como se fosse opinião?”, finalizou.