Portal Você Online

Vídeo: Caprichoso e Garantido lançam juntos campanha pelos Yanomamis

Em publicação conjunta em seus perfis de Twitter, os bois bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, deixaram a rivalidade de lado e se uniram em campanha em favor dos Povo Indígena Yanomami.

As agremiações pedem recursos para ajudar os indígenas.

Os yanomamis estão sendo vítimas de desnutrição, malária e pneumonia. Nos últimos cinco anos morreram 570 crianças yanomamis e 505 tinham menos de 1 anos.

Em 2022 foram confirmados 11.530 casos de malária na terra yanomami.

O vídeo compartilhado pelos bois de Parintins mostra imagens do garimpo de Serra Pelada, um marco da “corrida ao ouro” no Brasil, e notícias de agências noticiosas internacionais com ocorrência de queimadas na Amazônia e exploração ilegal de madeira e minério.

Na sequência aparecem apresentações das duas agremiações no Festival Folclórico de Parintins, com elementos e rituais indígenas. O vídeo, com 1 minuto e 20 segundos de duração, finaliza com as imagens de Garantido e Caprichoso, lado a lado.

A campanha de arrecadação de recursos está na plataforma APOIE-SE. As duas agremiações publicaram longo texto sobre a situação dos povos Yanomamis.

“Os bois Caprichoso e Garantido por meio de alegorias e narrativas deram mais visibilidade para a problemática e por meio da arte intercederam pela cura da floresta. Infelizmente as problemáticas denunciadas por Kopenawa explodiram assustadoramente colocando em risco a sobrevivência da população Yanomami”, diz um dos trechos.

“Diante da situação de doenças que assolam o território yanomami e sensibilizados diante de tanta dor, os Bois de Parintins se unem de forma inédita em prol de uma campanha para angariar recursos que possam comprar produtos como redes e mosquiteiros que ajudarão a diminuir a explosão dos casos de malária dentro do território”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *