As fortes e contínuas chuvas que caíram no Rio de Janeiro durante a noite desse sábado (13) e madrugada deste domingo (14) provocaram a morte de duas pessoas e estragos por toda a cidade. Os prejuízos mais acentuados ocorreram na Zona Norte. A população ficou ilhada com ruas e metrô inundados. Concursos públicos foram cancelados e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pediu que os moradores evitassem deslocamentos.
Com as ruas inundadas, em Rocha Miranda, Zona Norte do RJ, um homem foi flagrado pilotando um jet ski, na madrugada deste domingo (14).
Em uma das cenas é possível ver que homem leva também uma mulher, que aparentemente grava a situação, e uma criança.
Neste domingo (14), Eduardo Paes ressaltou que a situação continua grave e pediu que a população, se puder, evite se deslocar pois a Avenida Brasil está interditada.
Além do Metrô, linhas de ônibus também foram tiradas de circulação. “Devido à interdição da Avenida Brasil – por conta do alagamento na altura de Irajá – as linhas 397, 362, 392, 388, 394, 393, 300, 665, 369, 378, 771 estão fora de circulação. Evite o deslocamento pela cidade!”, diz alerta da prefeitura.
As provas dos processos seletivos Acadêmico Bolsista e Projeto Acolher, que aconteceriam neste domingo (14/1), foram adiadas devido as chuvas. Novas datas para realização dos testes ainda serão divulgadas. Provas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) também foram adiadas.
Após pedido de Eduardo Paes, ensaio técnico na Marques de Sapucaí foram cancelados.
O Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro passou a madrugada com alertas de chuvas fortes em diversas regiões, sendo que as mais comprometidas pelo volume de água foram Jacarepaguá, Bangu, Madureira, Irajá Alto da Boa Vista, Urca e Jardim Botânico.
Além disso, as precipitações acenderam o alerta para a alta probabilidade de deslizamentos de terra na Baía de Guanabara, que engloba as áreas do Centro, Zona Norte, Ilha do Governador e Subúrbios da Central e Leopoldina.