Um vídeo postado no canal LiveLeak no YouTube mostra a explosão de um carro elétrico na China, que pegou fogo enquanto recarregava. Segundo o site InsideEVs o incidente aconteceu em Sanming, no sul da China, em 20 de agosto.
Citando mídia local, o site informa que o veículo começou a soltar fumaça enquanto carregava. Os bombeiros foram chamados e tentavam resfriar o carro usando água quando a explosão aconteceu, com força suficiente para arremessar as portas a vários metros de distância. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Veja abaixo:
O veículo, uma versão elétrica do BAIC X25 produzida pela montadora chinesa BAIC (Beijing Automotive Industry Corporation) chegou ao mercado em meados de 2019 e é um modelo de baixo custo, com preço de cerca de R$ 88 mil. O motor tem potência de 80 kW, e a autonomia é de 403 km.
Água não deve ser usada para combater incêndios com baterias de lítio (como as usadas em celulares e carros elétricos) pois quando a água e o lítio se combinam pode ocorrer a liberação de hidrogênio gasoso, que é altamente inflamável. Provavelmente foi este o motivo da explosão mostrada no vídeo.
Outros casos
Não é a primeira vez que carros elétricos pegam fogo durante o carregamento. Em abril do ano passado câmeras de segurança flagraram um Tesla Model S que pegou fogo e explodiu enquanto recarregava, em um estacionamento em Shanghai.
Menos de um mês depois, outro Model S pegou fogo enquanto recarregava, desta vez no estacionamento de um shopping center em Hong Kong. Segundo as autoridades locais, o Model S pegou fogo 30 minutos depois de ser estacionado no centro comercial, e três explosões foram ouvidas antes que ele fosse consumido pelo fogo. Os bombeiros chegaram ao local cerca de 45 minutos depois para apagar as chamas, e ninguém ficou ferido,
Já em junho de 2019 um Model S pegou fogo enquanto recarregava em uma estação Supercharger na Bélgica. O carro e o carregador ficaram completamente destruídos. Após controlar as chamas os bombeiros mergulharam o carro em um tanque com água durante uma noite, para evitar que entrasse novamente em combustão.