Policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) no município de Coari (363 km de Manaus) e equipe da Base Arpão / Hórus prenderam nesta sexta-feira (14), Ronaldo Queiroz de Jesus, o Branco, por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Ele tinha mandado de prisão expedido pelo Justiça Amazonense, da Comarca da cidade. Ele é apontado pela polícia como o líder da quadrilha em que também está sendo investigado o vereador Nelson do Caminhão (PL), de 42 anos, que foi preso na última segunda-feira (10) – em sua propriedade com 95,15kg de pasta-base e cocaína pura, avaliadas em R$ 8 milhões.

As investigações junto a quadrilha começaram há 15 dias, quando cinco pessoas foram presas pelos militares do 5º BPM por tráfico de drogas.
Ainda de acordo com o comandante do Batalhão, Major Maks Jean, com as prisões foi possível chegar na chácara do vereador, localizada no KM 18 da estrada Coari-Tapeua, onde foi encontrado com a ajuda do cão faro, a droga enterrada junto a uma plantação de macaxeira.
Com a prisão de Branco, sete pessoas já foram presas por tráfico de drogas, incluindo o vereador Nelson Caminhão. As investigações vão continuar até que os detalhes sobre a quadrilha seja esclarecida, bem como a origem dos entorpecentes.
Expulsão
O Diretório Regional do PL Amazonas emitiu nota na terça-feira (11), em suas redes sociais a confirmação da expulsão do vereador Nelson do Caminhão, de Coari.
Veja a nota do partido
“O Diretório Regional do Partido Liberal, no uso de suas atribuições, reunido no dia 11/07/2023 em sua sede, considerando os fatos ocorridos no Município de Coari, onde o Vereador do PL NELSON DO CAMINHÃO foi preso em flagrante, com 95 quilos de droga, conforme consta no processo policial 0605373/21.2023.8.04.3800 RESOLVEU, com base no item IX do parágrafo 10 do Art. 48 e do Item VI do mesmo artigo, do Estatuto do Partido Liberal, EXPULSAR o referido filiado de seus quadros”.
A nota está assinada pelo presidente da sigla no estado, Alfredo Nascimento.