Na noite desta quinta-feira (14), moradores de diversas zonas de Manaus relataram uma sequência de foguetório (fogos de artifício) disparados em diferentes bairros da cidade. O episódio, que ocorreu de forma simultânea em várias regiões e e terminou com prisões e apreensões de armas no bairro Nossa Senhora de Fátima, na zona Norte da capital.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a intensa queima de fogos de artifício durante a noite de quinta-feira. O barulho foi ouvido por vários minutos em diferentes zonas da cidade.
Segundo relatos publicados nas redes sociais e mensagens compartilhadas em aplicativos, os fogos teriam ligação com uma possível movimentação no cenário do tráfico de drogas local. Circulam informações não confirmadas de que traficantes do bairro Nossa Senhora de Fátima, na Zona Norte da capital, teriam se rendido a integrantes de uma facção criminosa de origem carioca. A suposta rendição teria ocorrido mais cedo, no mesmo dia.
As mensagens associam o foguetório a uma possível comemoração por parte da facção Comando Vermelho (CV). No entanto, até o momento, não há confirmação oficial sobre a veracidade dessas informações.
Quatro suspeitos foram presos durante a operação, entre eles, líderes de uma facção criminosa. Além das prisões, os policiais apreenderam oito armas de fogo, sendo cinco pistolas, um revólver e duas espingardas calibre 12, além de munições e caixas de fogos de artifício.
Um quinto suspeito, considerado foragido da Justiça e com mandado de prisão em aberto, foi preso pelos policiais.

A ação foi realizada por agentes do 2º Batalhão de Policiamento de Choque da Rocam, durante uma operação na região. Segundo a Polícia Militar, o patrulhamento foi reforçado também em outras áreas da cidade para garantir a segurança da população e coibir possíveis ações de apologia ao crime organizado.
Os quatro presos foram levados ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e permanecem à disposição da Justiça.
Material Apreendido:
- 01 pistola calibre 9mm, marca Taurus PT 99AFS, nº TPI22012, com carregador
- 01 pistola Beretta calibre 9mm Cougar, nº 031399MZ, com carregador
- 01 pistola G3 calibre 9mm, com numeração suprimida, com carregador
- 01 pistola Taurus PT 940, com numeração suprimida, com carregador
- 01 revólver calibre .38, marca Taurus Especial, nº 8562
- 01 revólver calibre .22, com numeração suprimida
- 01 espingarda calibre 12, marca CBC Pump Military 3.0, nº KWF4905711
- 01 espingarda calibre 12, modelo Gauge 500 A12GA
- 50 munições calibre 9mm intactas
- 02 munições calibre .38 intactas
- 10 munições calibre .40 intactas
Antecedentes Criminais:
- Tráfico de drogas
- Incitação ao crime
- Porte e posse ilegal de arma de fogo