Portal Você Online

Vídeo: Lula diz que levou 11 contêineres cheios de presentes

Em meio a polêmica dos presentes das arábias para o governo brasileiro do ex-presidente Jair Bolsonaro, veio a tona os recebidos pelo atual presidente Lula, que quando deixou a Presidência da República, em 2011, que tiveram de ser transportados em onze containers do Palácio do Planalto para São Paulo, entre eles uma espada de ouro vermelho com pedras de rubi, esmeralda e brilhantes, dada pelo rei da Arábia Saudita, Abdullah Bin Abdulaziz Al-Saud. (veja foto).

PF encontra cofre com presentes ganhados por Lula na Presidência - Jornal O  Globo

Na mudança foi necessário inclusive um caminhão refrigerado para transportar as centenas de garrafas de vinhos e de cachaça que Lula recebeu durante seus oito anos de governo.

Segundo noticiou o jornal O Globo na época, os 11 veículos contratados também transportaram 335 mil cartas que Lula recebeu, 8 mil quadros e peças de artesanato, 9.697 fotografias e vídeos, 9.027 livros e outros 8.517 presentes diversos como um conjunto de taças de prata da rainha Elizabeth, da Inglaterra.

No Twitter, vários internautas compartilharam um vídeo antigo em que Lula fala que, ao deixar a Presidência levou consigo 11 contêineres cheios de presentes que recebeu ao longo dos oito anos de governo.

– Você sabe o que é sair da Presidência com 11 containers de acervo sem ter onde pôr? – questiona o petista aos seus interlocutores.

– Se somar todos os presidentes da história deste país, desde Floriano Peixoto, eu fui o que mais ganhei presente.

OAS pagou R$ 1,3 milhão por armazenagem de itens de Lula - Jornal O Globo

Lula levou mais de 500 presentes recebidos, de acordo com o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Alguns deles foram encontrados no cofre da agência do Banco do Brasil em São Paulo pela Operação Lava Jato.

A Polícia Federal encontrou uma sala-cofre que guardava bens de Lula, 23 caixas lacradas. No total, eram 133 itens, incluindo joias e obras de arte que ele recebeu de outros governantes enquanto estava no cargo.

O TCU contabilizou 568 presentes dados a Lula e, pela lei, todos eles devem ser incorporados ao patrimônio público da União, ou seja, o petista não poderia ter levado os contêineres embora de Brasília.

Planalto busca acervo da Presidência dos governos Lula e Dilma desaparecido  - Congresso em Foco

Armazenados em depósito

A força tarefa da Polícia Federal chegou a investigar a retirada de bens do Palácio do Planalto ao fim do mandato de Lula, que foi armazenado em um depósito em São Bernardo do Campo, em São Paulo (foto acima).

De acordo com as investigações, o material foi armazenado em uma empresa especializada de São Paulo, que recebeu R$ 1,3 milhão da construtora OAS entre janeiro de 2011 e de 2016 para guardar os itens.

Na ocasião, havia a suspeita, ainda, de que itens que pertenciam à União tinham sido levados para o depósito. A PF expediu um mandado de busca extra para apreender todo o material recolhido, que está encaixotado e embalado no depósito, de acordo com as investigações.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *