Portal Você Online

Vídeo mostra moradores carregando casa para fugir de desmoronamento

A estiagem no Amazonas tem provocado não apenas a seca dos rios e falta de água em várias cidades do estado, mas também deslizamento de terra justamente nos locais onde o solo era encharcado por essas águas. Na comunidade de Canabuoca, no município de Manacapuru, a 100 km da capital Manaus, moradores foram filmados por celular, na última terça-feira (3), carregando uma casa inteira nos braços para um local mais seguro, em uma região sem risco de desmoronamento.

Moradores estão mudando as casas de lugar para fugir das consequências da seca. No local, é comum acontecer o fenômeno chamado de “terras caídas”: o solo, antes coberto pelas águas, perde a estabilidade e desmorona depois de ficar exposto ao sol no período de estiagem.

Durante o fim de semana, um barranco deslizou como consequência deste fenômeno em Beruri, no interior do estado, a 160 km de Manaus, e deixou ao menos duas pessoas mortas e outras três ficaram desaparecidas. No total, 47 casas desabaram e dez pessoas ficaram feridas.

Segundo a Defesa Civil, 60 das 62 cidades do estado sofrem com a seca. Até o momento, 40 delas estão em estado de emergência.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *