um rebocador que estava sendo abastecido com cerca de 43 mil litros de combustível afundou em Itacoatiara, município a 170km em linha reta de Manaus, capital do Amazonas. Uma mancha de óleo se formou no Rio Amazonas, no porto da cidade onde ocorreu o naufrágio.
A Secretaria de Meio Ambiente do município estima que dos 43 mil litros, aproximadamente 13 mil foram derramados no Rio Amazonas. Moradores nas proximidades se queixaram de mau cheiro.
Segundo o secretário ambiental, Handson Nelson, a empresa Waldemiro P. Lustoza, dona do rebocador, informou que a embarcação estava sendo abastecida no Terminal Fluvial do Brasil S.A. com cerca de 43 mil litros de combustível e afundou por não aguentar o peso da carga.
Em nota, a empresa de navegação informou que já tomou todas as providências necessárias para apurar os fatos e responsabilidades sobre o ocorrido. (Leia na íntegra):
A empresa de navegação fluvial Waldemiro P. Lustoza informa que, no dia 15 de março de 2023, por volta das 14h30, o rebocador Waldemiro Lustoza III, de propriedade da companhia, naufragou, no Município de Itacoatiara (a 176 km de Manaus), durante operação de abastecimento de combustível no Terminal Fluvial do Brasil S.A.
A empresa comunica ainda que não há registro de feridos ou vítimas. Buscando enumerar os eventuais danos ocorridos com o sinistro. Em parceria com os órgãos de fiscalização e controle, a Waldemiro P. Lustoza também reitera que já tomou todas as providências necessárias, inclusive abertura de inquérito investigativo, para apurar os fatos e responsabilidades sobre o ocorrido.
A Direção.
No momento do acidente, um trabalhador que estava na balsa se jogou no rio para não afundar junto da embarcação. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o exato momento do naufrágio.