Os salva-vidas Erivelton Santos e Felipe Carioca tiveram um um dia de herói no último domingo (19) na Corredeira do Urubuí, em Presidente Figueiredo, município da Região Metropolitana de Manaus, a 107km da capital amazonense.
Eles resgataram e salvaram a vida do turista manauara Gabriel Soares, que estava se afogando nas águas turbulentas do Rio Urubuí, no centro daquela cidade, localizada às margens da BR-174 (Manaus – Boa Vista) e conhecida como a Terra das Cachoeiras.
Os dois salva-vidas são do Grupamento Especializado em Resgate, Salvamento Aquático e Combate a Incêndio (Gersci) da Defesa Civil do Município de Presidente Figueiredo.
Outros banhistas que estavam no local gravaram todo o resgate e as imagens viralizaram nas redes sociais com a prefeita da cidade, Patrícia Lopes, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e milhares de internautas parabenizando a proeza dos dois.
“Diariamente, estamos aqui na Corredeira do Urubuí, para oferecer uma sensação maior de segurança para os banhistas e, não foi diferente no domingo, por isso, conseguimos atender o ocorrido com rapidez e agilidade, evitando uma fatalidade”, disse Felipe Sema, que resgatou Gabriel da água, durante o afogamento.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Presidente Figueiredo, Ronaldo Lima da Silva, durante o período do Carnachoeira, o Carnaval da cidade, que começou na sexta-feira (17) e vai até esta terça-feira (21), onze salva-vidas estão de prontidão na Corredeira do Urubuí, para atender qualquer tipo de ocorrência em que a vida dos banhistas esteja sob ameaça.
“Sempre que percebemos algum comportamento mais imprudente do banhista, fazemos a abordagem e orientamos, entretanto, sempre há aquele turista desavisado, que vê a garotada moradora de Figueiredo pulando na Corredeira, acha que é fácil e acaba pulando também e resulta nesse tipo de situação, como ocorreu no domingo”, destaca o coordenador.
Ronaldo da Silva lembra que, no caso de Gabriel Soares, foram feitos os procedimentos de praxe, durante o resgate e, depois, em terra, e ele foi liberado, sem precisar ter que ir para o hospital.
Ele chama atenção ainda, que devido às fortes chuvas, a corredeira fica mais agitada e, é necessário que os banhistas tomem precauções.
Além disso, é essencial que todos os visitantes evitem os locais de risco durante as chuvas, principalmente sob efeito de bebidas alcoólicas, que é comum nesse período de festas.


