Um vídeo, filmado e divulgado pela imprensa japonesa, mostra o momento em que a amazonense Aylah Gabrielly de Souza Oliveira, 19 anos, foi presa por tráfico de drogas na província de Osaka, no Japão.
As imagens, veiculadas por uma emissora de TV do país asiático, mostram o momento em que a jovem é abordada por um funcionário do aeroporto.
A jovem, que é mãe de um menino de 2 anos, avisou para a mãe, Elisandra Castro, que faria uma viagem a passeio para São Paulo. No entanto, no dia 19 de agosto, o contato com os parentes foi interrompido, levando a família a registrar um boletim de desaparecimento junto à Polícia Civil do Amazonas. A verdade só veio à tona após a intervenção da Embaixada do Brasil em Tóquio, que confirmou a prisão da jovem.
Com uma mochila nas costas e uma mala de mão, ela é levada para uma sala reservada. No local, as câmeras de segurança dão continuidade à gravação. Aylah senta-se em uma cadeira enquanto, aparentemente, responde aos questionamentos feitos pelo funcionário. Depois disso, ela foi presa.
A bagagem dela não apresentou irregularidades, mas um teste químico indicou vestígios de cocaína. Na revista pessoal, uma policial notou um volume suspeito no sutiã da jovem. Questionada, ela afirmou que se tratava de enchimento estético.
Segundo a Embaixada, Aylah foi interceptada com drogas no aeroporto, o que levanta a suspeita de que ela foi aliciada por um esquema internacional de tráfico de “mulas”, pessoas usadas para transportar entorpecentes. A polícia apura se a jovem foi levada ilegalmente para outro país ou se, mesmo sem perceber, acabou envolvida em alguma rede criminosa
Aylah havia sido vista pela última vez em 19 de agosto, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
