Portal Você Online

Vídeo:FAB intercepta avião suspeito e atira, mas piloto consegue foge

Avião interceptado pela FAB foi apreendido pela PF — Foto: FAB/Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) detectou, aproximadamente a 110 quilômetros a Oeste de Boa Vista, capital de Roraima (RR), uma aeronave do modelo Cessna 182 suspeita de envolvimento em tráfego aéreo ilícito na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) brasileira.

Aviões de interceptação Super Tucanos – E-99, R-99 e A-29 – foram empregados, em colaboração com a Polícia Federal (PF).

Ao interceptar a aeronave, os agentes da FAB alertaram ao piloto que era necessária a verificação de dados de voo. Em seguida, o piloto foi avisado de que a rota de voo havia sido modificada por determinação da Defesa Aérea.

Após descumprir as regras, os militares enviaram uma nova mensagem ao piloto suspeito, afirmando que duas rajadas de tiro de aviso seriam disparadas para alertá-lo, o que fopi feito em seguida.

O avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF.Devido ao descumprimento das normas da ZIDA, conforme estabelecido pelo Decreto 11.405 de 30 de janeiro de 2023, a aeronave foi considerada suspeita. O piloto de defesa aérea das forças brasileiras seguiu o protocolo das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

Momentos depois, a aeronave pousou em uma pista de terra, e o piloto fugiu. O avião foi vistoriado e apreendido pela Polícia Federal.

De acordo com o sistema de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro, a matrícula da aeronave interceptada pela FAB está cancelada desde maio de 2022. O avião também está com as operações negadas para táxi aéreo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *