Portal Você Online

Vídeos: temporal em Manaus arrasta flutuante, deixa bairros sem energia e gera alerta de deslizamentos

Imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais mostram a intensidade do evento. Em um vídeo, é possível ver um dos flutuantes sendo rapidamente levado pelas águas agitadas do rio, em meio à escuridão da noite.

O forte temporal que atingiu a capital amazonense neste domingo (7), causou uma série de transtornos, deixando vários bairros sem energia e acionando o sistema de alerta da Defesa Civil. Até a manhã desta segunda-feira (8), muitas áreas da cidade ainda aguardavam o restabelecimento do fornecimento elétrico.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu 68 chamadas de ocorrências durante as chuvas que atingiram a capital na noite deste domingo e madrugada de hoje.

O temporal trouxe ventos de até 55 quilômetros por hora, conforme registrado pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), contribuindo para o grande volume de ocorrências e, principalmente, para a interrupção no fornecimento de energia em diversas áreas. A queda de árvores e o rompimento de cabos são apontados como as principais causas do apagão que se estendeu pela madrugada.

Os bairros que registraram o maior volume de chuvas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram Cidade de Deus: 60 mm; Puraquequara: 52 mm; Santa Luzia: 46 mm; Colônia Antônio Aleixo: 41 mm e Santa Etelvina: 33 mm.

Atuação emergencial

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) atuou, durante toda a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira, para remover as árvores que tombaram devido as rajadas de vento que acompanharam às fortes chuvas. Oito ocorrências foram atendidas nos bairros Ajuricaba, Nossa Senhora das Graças, Chapada, Compensa e Ponta Negra, e no Boulevard Amazonas e cemitério municipal São João Batista, onde uma mangueira caiu e derrubou um dos postes de iluminação interna.

O trabalho seguiu na manhã desta segunda-feira, quando as equipes registraram e atenderam mais de dez ocorrências de árvores tombadas nos bairros da Paz, Ponta Negra, Parque 10 de Novembro, Flores, Centro, Colônia Santo Antônio e Compensa, garantindo a liberação das vias, a segurança dos moradores e a manutenção dos serviços essenciais.

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) informou 15 ocorrências de tombamentos de árvores foram registrados afetando as zonas leste, centro-oeste, sul e oeste. Seis alagações principalmente na zona leste, seis destelhamentos na zona norte e cinco outras ocorrência que incluíram duas erosões, um desabamento e dois riscos de desabar nas zonas sul e leste também foram registrados.

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta grave sobre a possibilidade de ocorrência de corrida de massa (deslizamentos) para os bairros Cidade Nova e Cidade de Deus, ambos na zona norte. A previsão indica que a chuva deve persistir, o que aumenta o risco geológico nessas áreas.

A Defesa Civil de Manaus reforça a orientação para que a população em áreas de encosta observe sinais de instabilidade, como rachaduras no solo ou nas paredes, e deixe imediatamente a residência ao menor indício de movimentação.

A Prefeitura de Manaus mantém a disponibilidade do Disque 199 ou o número 98802-3547, operados pelo CCC, para o atendimento ininterrupto de emergências. As equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) seguem em prontidão para mitigar os danos e garantir a segurança da população.

Não há informações sobre mortos ou feridos. A Defesa Civil do município ainda  não emitiu balanço oficial sobre os estragos até a manhã desta segunda-feira (8).

Orintações

A Prefeitura de Manaus também orienta que os cidadãos se cadastrem para receber alertas oficiais por SMS, enviando gratuitamente o CEP da residência para o número 40199. O serviço é oferecido pela Defesa Civil Nacional e permite que os moradores recebam, em tempo real, informações sobre riscos de desastres e orientações preventivas.

A Defesa Civil reforça ainda que os moradores evitem se abrigar sob árvores durante as descargas elétricas, mantenham distância de postes e fiações e redobrem a atenção ao trafegar em áreas com histórico de alagamento.

As equipes seguem de plantão, em alerta máximo, acompanhando as condições do tempo e preparadas para realizar atendimentos de forma imediata em caso de necessidade.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *