Portal Você Online

‘Vilã’ das reprovações, baliza deixa de ser exigida no Amazonas

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas ( Detran-AM ) extingiu o teste de baliza na prova prática para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Outra decisão é a aceitação do uso de veículos com câmbio automático durante o exame.

As mudanças estão em vigor desde segunda-feira (26) e cumprem a Resolução nº 1.020 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em dezembro de 2025.

Com a nova regra, o tradicional exame de baliza deixa de ser obrigatório e é substituído por uma avaliação de estacionamento em situação real na via pública. Na prova prática, o candidato deverá demonstrar capacidade de estacionar o veículo de forma segura e correta, respeitando sinalização, espaço disponível e as normas de circulação, sem a necessidade de executar a manobra em área delimitada por cones, como ocorria anteriormente.

A resolução também autoriza o uso de carros automáticos para quem busca a primeira habilitação. Além do Amazonas, a medida foi adotada em São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em nota, o Detran informou que está cumprindo integralmente a norma estabelecida pelo governo federal.

“O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que cumpre a resolução do Governo Federal, que começou a valer em 1º de dezembro de 2025, que não fala da obrigatoriedade do exame de baliza, sendo este substituído pelo estacionamento. Nós estamos cumprindo integralmente a resolução.”, informou o órgão.

Segundo o Contran, as alterações têm como objetivo modernizar o processo de habilitação, tornando a avaliação mais compatível com a realidade do trânsito e das tecnologias veiculares atuais, sem comprometer a segurança viária.

A expectativa é que as mudanças tornem o processo de obtenção da CNH mais acessível, mantendo a exigência de habilidades essenciais para a condução segura no dia a dia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *