
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que nesta quinta-feira (20) estará com todo o efetivo da Guarda Municipal nas ruas em ‘Estado de Alerta Máximo’ para evitar eventuais ataques contra escolas da rede municipal da capital amazonense.
A operação integra o esquema de segurança montado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e atuará em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação -Semed, patrulhando e visitando escolas durante todo o dia.
Escolas públicas e privadas do Amazonas estão em alerta para prevenir a violência no ambiente escolar. Desde o início da onda de casos de violência, em 2023, nas instituições de ensino do Brasil, ameaças em grupos de WhatsApp e redes sociais, a maioria com indícios de serem falsas para causar pânico, apontam hoje, 20 de abril, como data para mais atentados.
A data coincide com o massacre de Columbine (EUA), onde 15 pessoas morreram em 1999, e o aniversário do ditador nazista Adolf Hitler.
A Seduc informa que fortaleceu o atendimento psicossocial na capital e no interior para estudantes, familiares e educadores.
Por nota a Seduc disse que também começou uma campanha interna de sensibilização das famílias das crianças, adolescentes e jovens no “intuito de envolvê-los no cuidado, atenção, acompanhamento e desenvolvimento destes menores, com vistoria de mochilas e materiais escolares; conteúdo acessado na internet, redes sociais e grupos de WhatsApp”.
“Também tem sido intensificado o policiamento e patrulhamento nas escolas por meio de rondas escolares, as quais têm sido realizadas por parte da Polícia Militar.”, informa o comunicado.
Já as escolas da rede particular, hoje algumas como o Adalberto Valle suspendeu as aulas. As Instituições Nelly Falcão de Souza, que inclui o Colégio Martha Falcão e Pinocchio Centro Educacional informou por nota que não haverá aula nesta quinta-feira:
“Entendemos que o bem-estar de nossos alunos e colaboradores é de fundamental importância para garantir segurança e tranquilidade em nossa Instituição. Sendo assim, realizaremos no dia 20/04 treinamento interno com toda a nossa equipe e, por isso, nossos alunos serão liberados neste dia. As avaliações previstas para essa data serão transferidas”, diz o documento da instituição.
O Colégio La Salle optou por deixar por conta dos pais mandar ou não seus filhos para a escola. A direção distribuiu um comunicado aos responsáveis pelos alunos que não os ausentes terão as faltas justificadas e “não haverá prejuízo pedagógico” (veja abaixo).

Nas redes sociais, muitos pais e responsáveis afirmam que não deixarão seus filhos irem à escola hoje por precaução.