O Ministério dos Portos e Aeroportos divulgou, nesta quarta-feira (6), que Manaus é o destino preferido na região Norte dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que compraram passagens aéreas pelo programa Voa Brasil, cujo valor de cada trecho é de R$ 200,00.
Belém, capital do Pará, e Santarém vem em seguida na preferência dos aposentados que experimentaram o programa criado, em julho deste ano, para estimular a inclusão de novos brasileiros no modal aéreo, possibilitando aos beneficiários reencontrarem familiares e amigos, conhecer novas cidades ou retornarem a destinos inesquecíveis.
Conforme o ministério, o Voa Brasil possui voos para todos os estados brasileiros, algumas operadas por mais de uma companhia aérea.
Desde o lançamento, o Voa Brasil já comercializou aproximadamente 8 mil voos. Desse total, 44% dos bilhetes vendidos estão concentrados em cidades das regiões Sudeste e 41% no Nordeste.
Entre os destinos mais procurados estão as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador.
Fora do eixo Sudeste-Nordeste, Brasília é uma das localidades com alta procura de voos por parte do público-alvo do programa.
Estudantes no Voa Brasil
A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é lançar a segunda etapa do programa no primeiro semestre de 2025, no qual serão beneficiados os estudantes de instituições de ensino público.
“Estamos trabalhando para organizar a segunda fase do Voa Brasil, no qual a gente avalia a possibilidade de incluir alunos do Pronatec, do Prouni, e outros segmentos da juventude brasileira”, disse o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.
A primeira fase do Voa Brasil é destinada aos mais de 23 milhões de aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
Os voos disponibilizados pelas companhias brasileiras aéreas podem ser acessados na página do programa, em gov.br/voabrasil.