
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), informou que Manaus já ultrapassou em 5% o volume de chuvas esperado para todo mês de fevereiro de 2023.
De acordo com o órgão, o esperado para este mês era de cerca de 297 milímetros de chuva, mas só até esta segunda-feira (20), foram contabilizados 303 milímetros.
Só nas últimas 24 horas, caíram 39 milímetros de chuva na capital do Amazonas.
Como há previsão de mais chuva forte para esta terça (21), a expectativa é que esse número fique ainda maior.
A expectativa é que esse número fique ainda maior, já que a previsão é de mais chuvas fortes.
No ano passado, o mês de fevereiro também superou o volume esperado. Foram registrados 315 milímetros, bem acima dos 289 mm esperados para o mês.
Dengue
O estado vive período de inverno amazônico em que ao mesmo tempo em que as chuvas contribuem para amenizar as altas temperaturas, por outro lado favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue, que deposita seus ovos em recipientes com água parada.
Além da dengue, o inseto também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya.
Medidas simples como manter calhas limpas, caixas d ́água bem vedadas, colocar areia nos pratinhos dos vasos das plantas, virar garrafas de cabeça para baixo e descartar lixos, entulhos e pneus em locais adequados, são decisivas para evitar a proliferação do mosquito.
Os sintomas mais clássicos da doença, segundo o infectologista e consultor médico do Sabin, Marcelo Cordeiro, são: febre, dores nos músculos e articulares, atrás dos olhos, costas e abdômen, além de fadiga, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo


