Portal Você Online

Vulcão Etna entra em erupção e fecha aeroporto

Uma erupção acontece no vulcão Etna, na Itália, nesta terça-feira (16), com uma forte atividade explosiva da cratera sudeste e a emissão de uma alta nuvem de cinzas de lava que se dispersa para o sul.   

Segundo dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia – Observatório Etna (INGV-OE) de Catânia, da mesma “boca emerge um transbordamento de lava que produziu um modesto colapso da lateral do cone, gerando um fluxo piroclástico que se desenvolveu ao longo da parede oeste do vale de Bove”.   

Os registros começaram a ser detectados a partir das 16h10 (horário local). Até o momento, não há informações de nenhum tipo de danos aos moradores.  

A atividade vulcânica provocou a suspensão das atividades do aeroporto internacional de Catânia, principalmente devido ao fluxo de cinzas de lava. A medida foi decidida após reunião emergencial pela unidade de crise do local.   

A coluna de fumaça e cinzas emitida pela cratera sudeste tem mais de um quilômetro de altura e a escuridão não permite garantir a segurança dos voos.  

Saiba mais

O vulcão mais dinâmico da Europa entrou em erupção, em 20 de janeiro último. O fenômeno é visível na parte leste da Sicília. A intensa atividade vulcânica envolveu as várias crateras da zona do cume e a lava transbordou, cobrindo de vermelho a montanha.

As encostas do monte Etna, no sul de Itália, foram envoltas em rios e ribeiros de lava que fluíram para o desabitado Valle del Bove.

A fonte de lava que jorrou em janeiro da cratera sudoeste do Etna atingiu cerca de 2.900 metros acima do nivel médio do mar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *