
O Palmeiras se isolou como líder do Brasileirão após cinco rodadas ao vencer o Fortaleza por 2 a 1, em duelo emocionante neste domingo (20), no Castelão. Facundo Torres e Flaco López marcaram para o Verdão, encerrando um jejum de quase seis anos sem bater o Leão fora de casa. Deyverson descontou de cabeça para os donos da casa, e Weverton pegou pênalti já nos acréscimos.
Após disputa de bola entre Naves e Deyverson na área do Palmeiras, aos 44 minutos do segundo tempo, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli foi chamado pelo VAR para analisar um possível toque de mão do zagueiro. Ao ver a imagem, Zanovelli decidiu pelo pênalti, que poderia definir o 2 a 2 no placar.
Lucero, uma das novidades de Vojvoda no segundo tempo, pegou a bola e bateu forte, no canto esquerdo. Weverton se tornou o herói ao pular no lado certo e espalmar a batida. Ao fim do jogo, elenco e comissão técnica festejaram o camisa 21 alviverde.
Com seis vitórias seguidas, o Verdão vive uma sequência decisiva de seus jogadores estrangeiros: dos últimos dez gols, todos foram marcados por gringos. Três foram de Piquerez, dois de Facundo, dois de Flaco López, dois de Richard Ríos e um de Emiliano Martínez. O último brasileiro a balançar as redes foi Estêvão, na estreia da Conmebol Libertadores, há cinco jogos.
O Fortaleza acumulou sua segunda derrota seguida no Brasileirão e segue sob pressão . O elenco havia sido cobrado por parte da torcida no aeroporto antes da partida, por conta do revés contra o Vitória. A diretoria, contudo, segue acreditando na recuperação sob o comando de Juan Pablo Vojvoda.
Com o triunfo deste domingo (20), o Palmeiras encerrou um tabu de quase seis anos: a última vez que havia vencido o Fortaleza no Castelão tinha sido em 2019, antes de Abel Ferreira assumir. Desde então, eram quatro derrotas e dois empates no confronto.
Os dois times voltam a campo no meio de semana para jogar a Conmebol Libertadores. O Fortaleza visita o Atlético Bucaramanga, na Colômbia, quarta-feira (23), enquanto o Palmeiras vai à Bolívia enfrentar o Bolívar, na quinta-feira (24).