
O WhatsApp anunciou um novo recurso para ajudar a detectar notícias falsas. A nova função permite pesquisar na internet o conteúdo das mensagens encaminhadas com frequência. A ferramenta está em teste para usuários do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido, que usam a versão mais recente do WhatsApp para Android e iOS.
Como funciona
Quando o usuário recebe uma mensagem que foi enviada muitas vezes, aparece uma etiqueta de setas duplas. Com a nova ferramenta, ao lado desta mensagem, será exibido o botão de lupa. Ao clicar, o usuário será direcionado para o Google.
“É uma maneira simples de pesquisar na internet sobre o conteúdo desse tipo de mensagem, podemos ajudar nossos usuários a encontrar notícias ou outras fontes de informação sobre o conteúdo recebido”, diz o comunicado.
De acordo com o WhatsApp, a função vai permitir que os usuários pesquisem diretamente pelo navegador do celular ou do computador sem que o WhatsApp tenha acesso ao conteúdo da mensagem. Esta é uma das medidas mais recentes que a empresa de mensagens instantâneas introduziu para tentar impedir a disseminação de informações falsas em sua plataforma.
Em abril, o aplicativo limitou o envio de mensagens encaminhadas. Após essa alteração, as mensagens só podem ser encaminhadas para uma pessoa por vez. Com isso, a empresa disse que reduziu a propagação de mensagens virais em 70%.