
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retomou oficialmente as atividades nesta terça-feira (3), com a realização da Sessão Solene de abertura do ano legislativo de 2026. O evento, realizado no tradicional Plenário Ruy Araújo, foi aberto com a leitura da Mensagem Governamental pelo governador Wilson Lima (União Brasil). Ele apresentou balanço das ações de 2025 e detalhou prioridades e metas para o novo ciclo administrativo.
Lima apresentou avanços especialmente na saúde e na segurança pública, além de investimentos em educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico e políticas sociais e marcou abertura dos trabalhos legislativos.
“Tudo o que fizemos teve como único protagonista o povo do Amazonas”, destacou o governador durante leitura da Mensagem Governamental na Aleam.
“É com grande honra que retorno a esta Casa para cumprir um dever republicano: apresentar a prestação de contas do trabalho realizado à frente do Governo do Estado. Faço isso com serenidade, com responsabilidade e, principalmente, com orgulho dos avanços que construímos juntos. Tenho vivido cada dia dos últimos sete anos orientado por um único propósito: servir. Servir com dedicação total àqueles que confiaram em mim essa missão. Tudo o que fizemos, cada projeto, cada entrega, cada política pública teve um único protagonista: o povo do Amazonas”, afirmou.
A solenidade cumpre o rito previsto na Constituição Estadual e simboliza a harmonia entre os Poderes. A abertura do ano legislativo marca o fim do recesso parlamentar e o início da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura.
A solenidade contou com a presença de, além dos deputados estaduais, do vice-governador Tadeu de Souza, secretários de governo, prefeitos e ex-prefeitos do interior, autoridades civis e militares, Tribunal de Contas do Estado e comunitários.
Reuniões plenárias
Após o protocolo solene de terça-feira, as atividades deliberativas começam nesta quarta-feira (4), quando será realizada a primeira sessão plenária ordinária do ano, em que os 24 deputados estaduais iniciam as discussões de projetos, votações e o trabalho das comissões técnicas permanentes.


