
Pesquisa do Instituto Perspectiva, divulgada nesta sexta-feira (9), aponta que o governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), segue crescendo nas intenções de voto do eleitorado amazonense e atingiu, entre 6 e 8 de setembro, quando foi realizado o levantamnto – 29,8%, abrindo uma vantagem de 5 pontos em relação ao segundo colocado, Amazonino Mendes (Cidadania). Para presidente da República, o estudo aponta um empate técnico entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL): 31,9% a 28,4%, respectivamente (leia a pesquisa na íntegra no fim da matéria).
No levantamento anterior, divulgado pelo instituto no dia 31 de agosto, Wilson tinha 28,3% das intenções de voto contra 26,8% do ex-governador.
O crescimento das intenções de voto no atual governador mostra um aumento e distanciamento da vantagem sobre seu adversário direto num eventual segundo turno.
Lima segue na direção da reeleição como um nome recente na política superando grupos que dominavam o estado nos últimos 40 anos.
O estudo da Perspectiva foi realizado entre os dias últimos dias 6 e 8 de . Foram ouvidas 1.500 pessoas em Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas.
Wilson Lima cresceu 7,3% em comparação ao primeiro levantamento divulgado em março, quando ele tinha 22,5% das intenções de votos.
Na pesquisa espontânea, onde o nome do candidato não é apresentado ao eleitor, Wilson também cresceu e agora tem 20,3%. A pesquisa for registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 02687/2022, e tem margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.
Leia a pesquisa completa: