O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (11), a formação de um consórcio de pesquisa entre a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) para a realização de um estudo sobre a prevalência da Covid-19 em Manaus.
Também integrarão o consórcio pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O governador fez o anúncio durante reunião com os poderes e representantes de classe, na sede do Governo do Estado, para atualização de dados sobre a pandemia do novo coronavírus.
Um dos objetivos do consórcio será a avaliação dos dados epidemiológicos da FVS-AM, para que não haja dúvidas sobre os números divulgados. Segundo Wilson Lima, a medida faz parte do compromisso de transparência do Governo do Amazonas em relação à pandemia.
Reforço dos cuidados – Durante a reunião, onde também foi anunciado o adiamento oficial do 55º Festival Folclórico de Parintins para junho de 2021, a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, apresentou a situação epidemiológica atual do Amazonas.
Segundo os dados mais recentes, nem o estado nem a capital têm registrado óbitos ou sepultamentos que fogem ao padrão em função da pandemia, tampouco houve impacto significativo do retorno das aulas nas redes pública e privada sobre a curva de casos de Covid-19.
As autoridades sanitárias detectaram, por outro lado, um relaxamento generalizado das medidas de prevenção, como uso de máscaras e distanciamento social.