Portal Você Online

Lima defende conservação da Amazônia, em evento na ONU

Fotos: Maurílio Rodrigues/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, defendeu o desenvolvimento sustentável e novas estratégias de conservação da Amazônia em dois eventos em Nova Iorque, neste domingo (22). No primeiro, na Organização das Nações Unidas (ONU), onde ele foi o único governador brasileiro a falar, destacou a importância das parcerias para investimentos que priorizem a melhoria na qualidade de vida de quem vive na região amazônica.

“Não tem como a gente falar de preservação sem levar em consideração o desenvolvimento econômico e social. Uma coisa não pode estar dissociada da outra. Por isso é importante quando, em eventos como esse na ONU, há a participação de amazônidas, de pessoas que vivem na floresta, para falar sobre nossas experiências” disse Wilson Lima.

Na ocasião, o governador traçou um panorama sobre as ações desenvolvidas pelo Amazonas para conservar a floresta. “O estado do Amazonas concentra a maior parte da Amazônia, são 1,5 milhão de quilômetros quadrados, com 97% dessa área protegida. Nós temos apenas 3% de área antropizada, ou seja, área em que há atividade humana. E a maioria desses 3% é área urbana, e daí a necessidade de se pensar, acima de tudo, sobre o cidadão que está lá na floresta”, afirmou, ao ressaltar que não há ninguém no mundo mais interessado em proteger a Amazônia do que quem vive na região.

Declaração de Nova Iorque- O governador também palestrou em um evento que marcou o quinto aniversário da Declaração de Nova York Sobre as Florestas. Nele foi lançado o Relatório de Avaliação de Progresso da Declaração sobre as Florestas, que vai contribuir nas discussões da Cúpula das Ações Climáticas de 2019 das Nações Unidas, que ocorrerá nesta segunda-feira (23/09).

Wilson Lima defendeu, como ações possíveis, investimentos em áreas com grande potencial de desenvolvimento, como a bioeconomia, o turismo sustentável, a piscicultura e a exploração do gás natural, entre outras.

Reunião com investidores – O governador Wilson Lima ainda se reuniu com investidores internacionais para tratar de parcerias. Ele esteve com Fiona Banister, que trabalha com representação de Fundos para pequenos negócios e com Peter Seligmann, responsável pelo Fundo deixado por Steve Jobs. Eles discutiram parceria para projetos na região do Vale do Javari, na região do Alto Solimões.

“Tivemos conversas muito positivas. Conversei com o Peter, que toma conta do fundo que foi deixado pelo Steve Jobs, e ele está muito preocupado com a situação do Vale do Javari e ele já sinalizou com investimentos em um projeto que estamos construindo para aquela área, para proteção de populações tradicionais”, ressaltou o governador.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *